ALÔ PESSOAL!
A PUC do Paraná fez um super vestibular para Medicina.
A prova de Química está aqui, com as questões e resoluções.
As resoluções feitas pela própria universidade, estão marcadas. As outras foram resolvidas pelo blog XQUIMICA.
Aproveitem e encarem!
1- Em setembro de 2017 foram completados 30 anos do mais grave acidente radioativo do Brasil. Na cidade de Goiânia, em decorrência do desmonte de um equipamento de teleterapia utilizado em um centro medicinal radiológico, peças do maquinário foram descartadas de maneira equivocada e junto havia quantidades de Césio radioativo. Houve a coleta de quase 20 gramas de cloreto de césio que possuía quantidades do isótopo 137.
A respeito dos átomos do elemento CÉSIO e de suas emissões radioativas percebe-se que A- a substância encontrada no lixo, o cloreto de CÉSIO, é formada a partir de ligações covalentes.
B- se o isótopo 137 do Césio for um emissor de duas partículas alfa e uma beta teremos a formação de átomos que apresentam número de massa 129 e número atômico 52.
C- átomos de elementos metálicos do mesmo período da tabela periódica que o CÉSIO possuem maior raio atômico que os átomos de CÉSIO.
D- os isótopos radioativos de massa 137 do CÉSIO possuem um maior número de prótons que os átomos de CÉSIO – 133.
E- se o tempo de meia vida do CÉSIO 137 é de 30 anos a partir de 2017 a amostra encontrada não emitirá mais partículas e ondas radioativas.
RESOLUÇÃO:
55 Cs137 à 2 . 2 α4 +-1 β0 + Z X A
A = número de massa do elemento que será formado e Z = número atômico do elemento que será formado.
137= 8+ 0 + A=> A = 137- 8 = 129
55= 4+ (- 1) + Z => Z= 55-3= 52
ALTERNATIVA B
2. Em determinado experimento no laboratório de química de sua escola um estudante preparou duas reações químicas envolvendo ácidos e bases. Na primeira reagiu em meio aquoso ácido fosfórico com hidróxido de cálcio e na segunda, também em meio aquoso, reagiu ácido sulfúrico com hidróxido de bário. Os sais formados foram testados como eletrólitos e os resultados obtidos foram
a- que ambos os sais conduziram muito bem a corrente elétrica, pois os sais são eletrólitos fortes.
b- que apenas o sal derivado da reação com ácido sulfúrico conduziu corrente elétrica, pois é uma substância derivada de um ácido forte.
c- que apenas o sal derivado da reação com ácido fosfórico conduziu corrente elétrica, pois é uma substância derivada de um ácido moderado.
D – que nenhum dos dois sais conduziu corrente elétrica, pois ambos são insolúveis em água. x
E – que ambos os sais conduziram muito bem a corrente elétrica, pois como são sais insolúveis não interagiram com os íons livres da água.
RESOLUÇÃO:
1° reação:2 H3 PO4 (aq) +3 Ca(OH)2 à Ca3 ( PO4 )2 + 6 H2 O formação de precipitado insolúvel
2° reação: H2 SO4 (aq) + Ba( OH )2 à BaSO4 + 2 H2 O – formação de precipitado insolúvel
ALTERNATIVA D
3- A aureomicina, cuja estrutura é apresentada a seguir, é um antibiótico bastante eficaz contra o tracoma, uma doença inflamatória dos olhos. Essa doença é transmitida pela bactéria Chlamydia Trachomatis. Ocorre principalmente em crianças, possui cura razoavelmente rápida, mas necessita de tratamento, pois em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas, mas gera lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão