CUP NOODLES- O QUE TEM DENTRO DO POTINHO!

OLÁ PESSOAL!
Querem saber o que tem no pote de CUPNOODLES?
Fique atento, porque não é das mais “salivantes”!

Eis um alimento digno de ficção científica. Raios gama, leite materno e fungos são os responsáveis por deixar o seu Cup Noodles apetitoso. Nesse macarrão, o que não falta são ingredientes mágicos para acrescentar sabor, cor, nutrientes… e aquele gostinho de carne…

O radioativo – Caldo de bife acebolado
Assim como o incrível Hulk, esse caldo de bife preparado com cebola também é submetido a raios gama. Mas não é para deixar seu miojo verde ou radioativo, e sim para destruir bactérias e prolongar a vida útil do macarrão. Esse é um procedimento comum, que pode ser aplicado também na batata, na cebola, no alho – tudo para preservá-los por mais tempo. Antes dos raios gama, no entanto, o caldo passa por um processo de desidratação para virar pó.

O peixe seco – Guanilato dissódico
Esse pó branco e fino é um tipo de camaleão gastronômico. Extraído normalmente de peixe seco e de alguns tipos de algas marinhas, ele serve para intensificar o sabor do miojo. Olha aqui a ficção científica do Cup Noodles: o que dá sabor ao macarrão à base de carne é peixe seco! O guanilato também é utilizado para temperar batatas fritas e sopas enlatadas.

Os fungos – Extrato de leveduraQuem acha que todos os fungos são nojentos nunca ouviu falar da levedura. Rica em vitaminas do complexo B, ela teve de ser adicionada ao Cup Noodles como suplemento nutricional. Se macarrão não é a sua, você pode encontrar esses fungos unicelulares também em vinhos e cervejas, já que são eles os responsáveis pela fermentação dessas bebidas.

O indígena – UrucumEm tupi-guarani, uru-ku significa vermelho, e é justamente dessa cor que seu miojo fica depois de entrar em contato com esse poderoso corante natural. (Ou você achava que era cor natural de carne?) Extraído de sementinhas tropicais, sua função aqui é apenas estética. As origens indígenas do urucum, porém, não estão apenas no nome: há tempos, o pigmento é usado por tribos da Amazônia para proteger a pele de raios solares.

A salvadora – Vitamina B6Mulheres de todo o mundo, eis a solução para suas inconveniências de todo mês. Conhecida também como piridoxina, essa vitamina, encontrada em frutas e cereais, é indicada para aliviar os sintomas da TPM. Mas cuidado, é bom não se entupir de B6: em excesso, pode causar problemas neurológicos. Esse ingrediente é mais um dos que foram adicionados artificialmente para deixar o macarrão nutritivo.

O gostoso – Glutamato monossódicoVocê não se lembra, mas quando pequeno não vivia sem o glutamato. Encontrado em abundância no leite materno, esse aminoácido realça o sabor do produto. Como? Estimulando o quinto receptor das papilas gustativas, conhecido como umami, que é acionado quando ingerimos carnes e queijos, por exemplo, causando a sensação de prazer. Por isso, ele é adicionado em vários Cup Noodles.

Fontes – Erna Vogt, doutora em nutrição experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Alicia de Francisco, professora de ciência e tecnologia dos alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina; Ruth Yamada, professora de tecnologia de alimentos do Centro Universitário São Camilo; Rosana Farah, professora de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Procurada, a Nissin, fabricante do Cup Noodles, não quis se pronunciar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *