ALÔ PESSOAL!
Ontem no Estado de São Paulo, saiu uma reportagem alarmante: “Brasil se torna o principal destino de agrotóxicos banidos no exterior”
Esse folder ao lado eu vi no site:www.ecodebate.com.br
e entre os ingredientes aí citados estão os que são banidos da UE e USA.
São eles: acefato, carbofurano, endossulfam, forato, fosmete,lactofem,metamidofós,parationa metílica,tiram e tricloform.
Além de importar produtos banidos em outros paíse, o Brasil abriga fábricas de agrotóxicos que apresentam um histórico de falhas na aplicação de regras sanitárias.Os problemas vão de uso de matéria prima vencida a indícios de adulteração da fórmula registrada no País.
Até essências aromáticas forma detectadas como meio de camuflar o cheiro do veneno e tornar o produto mais tolerável para o agricultor e a população do entorno.(nota: o cheiro é o principal alerta !)
O Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos e se tornou o principal destino dos produtos banidos em outros países.
Para se ter uma idéia: US$7,12 bilhões foi quanto movimentou o mercado de agrotóxico no país em 2008.
2,3 mil toneladas de endossulfam foram importadas em 2009.
19 substancias usadas em agrotóxicos tiveram o seu uso restringido pela Anvisa por causa de riscos à saúde.
Até agora só a cihexatina, empregada na citrocultura, será banida a partir de 2011.
Da lista de 2008( que tem 14 produtos a serem proibidos) tres aguardam a análise da comissão para serem proibidos: acefato, metamidofós e endossulfam.
O que ocorre?
Divergências no governo, pressões políticas e ações na justiça retardam o processo.
Enquanto as decisões são proteladas aumenta o uso dessas substancias.
Um exemplo é o endossulfam, associado a problemas endócrinos: em 2008 foram importados 1,84 mil toneladas. Em 2009 ,2,37 mil toneladas.
QUER FICAR MAIS PREOCUPADO?
Água corrente só remove parte dos resíduos presentes na superficie dos alimentos.A parte que foi absorvida permanecem, caso não tenham sido metabolizados pelo vegetal.
Nenhum estudo comprova que o uso de água sanitária remove agrotóxicos.(texto adaptado do “Estado de São Paulo, domingo 30 de maio 2010, A23,24 )
XQUIMICA COM CERTIFICADO ORGANICO