COMPOSIÇÃO DO FERRO FLUIDO

AlÔ PESSOAL!!!!!!!!!!!
E a páscoa, como foi? Receberam muitos generosos “ovos” de chocolate, recheados de bombons bem bons?
XQUIMICA COMO SEMPRE TENTANDO DESCOBRIR O PORQUÊ DAS COISAS QUE VOCE VÊ ( OU NÃO!)
garanto que fiquei “impipocada” com essa história da tinta que fica “magnética” ( tonner de impressora)
Pensei – ” para que isso ocorra tem que haver metal no meio desta tinta. Fui atrás da composição e voilà, não encontrei dados precisos. ( cada fabricante diz uma coisa diferente!)
Aí o Victor ( meu master colaborador) indicou um site e através dele descobri mais algumas coisas e uma outra forma de fazer o “ferro fluido”
Só empacamos em um ponto: não se vende acetona !
O que poderia substituir?
Aí vai a explicação e a receita:
O ferrofluido é uma substância muito interessante, formada por partículas de ferro suspensas em óleo. Ele é utilizado para selar hermeticamente buracos em máquinas, e também para resfriar caixas de som, por exemplo, além de várias outras aplicações. Mas o interesse doméstico no ferrofluido existe porque a substância causa efeitos visuais incríveis quando entra em contato com um imã.
As partículas de óxido de ferro presentes no líquido se ligam fortemente às moléculas de óleo, impedindo que o ferro e o líquido se separem. Quando entram em contato com um campo magnético, as forças presentes no ferrofluido “lutam”: o ferro quer se aproximar do imã, enquanto o óleo fica no lugar. Essa disputa por um lugar cria picos na substância.
O ferrofluido pode ser comprado, mas é extremamente caro para ser usado para simples diversão em casa. Por isso, vamos ensinar um meio caseiro para produzir o ferrofluido. Não deixe de nos contar a sua experiência depois!
Para fazer o ferrofluido:
500 ml de acetona
10 fitas cassete ou 4 fitas VHS
5 ml de óleo de cozinha
Um imã
Primeiro, você precisará destruir as fitas, então tome cuidado para não escolher a fita com as gravações do seu casamento, por exemplo. A experiência utiliza apenas a fita flexível.
Depois, coloque as fitas dentro de um balde com a acetona e espere por algumas horas. Para que a acetona não evapore, tampe o recipiente.
O próximo passo consiste em separar o óxido férrico do líquido da acetona. Embrulhe o imã com um papel e passe no recipiente, coletando o ferro e colocando em outro lugar.
Misture o óxido férrico separado com o óleo, e pronto! Use um bom imã para ver os efeitos visuais do ferrofluido e divirta-se!( http://hypescience.com/21749-faca-em-casa-o-curioso-ferrofluido/)

Agora uma perguntinha; voce sabe o que é grafeno?
AH! Sheldon Cooper falou sobre ele e, claro, fui verificar! Eu já descobri, e voces???????
Aguardem a próxima postagem!
BAZINGA!
XQUIMICA FLUIDA E MAGNETICA!!!!!!!!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *