Como estão?
E abril chegou!!!!!!
Como esse tempo passa rápido, daqui a pouco já é final de ano…
Mas hoje vamos falar de cristal líquido: ao lado uma foto de uma das fases do cristal líquido.
Esse material transformou os mostradores eletronicos e não é sólido, nem líquido e sim um estado intermediário entre so dois.
São substancias que escoam com líquidos viscosos, mas mantém suas moléculas em arranjo ordenado, como um cristal.
É exemplo de mesofase, ou seja, estado intermediário da matéria onde há a fluidez de um líquido e o arranjo ordenado de um sólido.Estã osendo muito usados na indústria eletrônica porque respondem bem a mudanças de temperatura e campo elétrico.
Uma molécula de cristal líquido típica é o p-azoxi-anisol , longa com a forma de bastão.Essa forma faz com que as moléculas se empilhem juntas, como espaguete não cozido : ficam paralelas umas às outras mas tem a liberdade para escorregar umas sobre as outras ao longo do eixo principal.
Há tres classes de cristais líquidos que diferem no arranjo da moléculas: fase nemática , onde as moléculas ficam juntas, todas na mesma direção, mas umas atrasadas em relação às outras.
Na fase esmética as moléculas formam camadas e as moléculas se alinham ( as paredes celulares são formadas de cristais nesse estado ).Na fase colésterica as moléculas formam camadas ordenadas , porém as camadas vizinhas tem as moléculas em arranjos helicoidais, formando ângulos .
Onde são usados?
Aguarde o próximo post!
( foto: wikipédia) (texto:Princípios da Química – P. Atkins e L. Jones)