ONDE SÃO PRODUZIDOS OS NEUROTRANSMISSORES SEROTONINA E DOPAMINA |
ALÔ PESSOAL!
TUDO BEM?
Hoje vamos de dopamina, importante neurotransmissor que vem sendo estudado e passou à frente da serotonina, em termos de ” felicidade”
O texto abaixo é do Dr.Ananya Mandal do site News Medical :
A Dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro que tem um grande número de papéis nos seres humanos e nos outros animais. Algumas de suas funções notáveis estão em:
- movimento
- memória
- recompensa agradável
- comportamento e cognição
- atenção
- inibição de produção do prolactina
- sono
- humor
- aprendizagem
O Excesso e a deficiência deste produto químico vital são a causa de diversas condições da doença. A doença e a toxicodependência de Parkinson são alguns dos exemplos dos problemas associados com os níveis anormais da dopamina.
Onde a dopamina é produzida?
A Dopamina é produzida nos neurônios dopaminergicos na VTA e do núcleo arqueado do hipotálamo.
Dopamina no movimento
Uma parte do cérebro chamado de gânglios básicos regula o movimento. Os gânglios básicos dependem por sua vez de uma determinada quantia de dopamina para exercer a função na eficiência máxima. A ação da dopamina ocorre através dos receptores da dopamina, D1-5.
A Dopamina reduz a influência do caminho indireto, e aumenta as ações do caminho direto dentro dos gânglio básicos. Quando há uma deficiência na dopamina no cérebro, os movimentos podem tornar-se atrasados e não coordenados. Em outros lado, se há um excesso de dopamina, o cérebro faz com que o corpo faça movimentos desnecessários, tais como tiques repetitivos.
Dopamina no comportamento procurando da recompensa do prazer
A Dopamina é o produto químico que negocia o prazer no cérebro. É liberada durante situações agradáveis e estimula a procurar uma atividade ou ocupação agradável. Isto significa que o alimento, o sexo, e diversas drogas de abuso são igualmente estimulantes da liberação da dopamina no cérebro, particularmente nas áreas tais como os accumbens do núcleo e o córtice pré-frontal.
Dopamina e apego
A Cocaína e as anfetaminas inibem a re-tomada da dopamina
A Anfetamina aumenta a concentração de dopamina nas sinapses, mas por um mecanismo diferente. As anfetaminas são similares na estrutura à dopamina, e assim podem entrar no neurônio presinaptico através de seus transportadores da dopamina. Entrando, as anfetaminas forçam as moléculas da dopamina fora de suas vesículas de armazenamento. Aumentando a presença de dopamina surgem os sentimentos de apego agradável que fica aumentado.
Dopamina na memória
Níveis de dopamina no cérebro, especialmente no córtice pré-frontal, ajuda no funciona
mento da memória .
Dopamina na atenção
Dopamina ajuda no foco e na atenção. Uma resposta da dopamina no cérebro e esta ajuda por sua vez a focalizar e dirigir sua atenção.. As concentrações reduzidas da dopamina no córtice pré-frontal podem contribuir para o transtorno de deficit de atenção.
Dopamina na cognição
A Dopamina nos lóbulos frontais do cérebro controla a circulação da informação de outras áreas do cérebro. As desordens da dopamina nesta região levam à diminuição de funções neurocognitivas, especialmente memória, atenção, e resolução de problemas.
Os receptores D1 e os receptores D4 são responsáveis pelos os efeitos do aumento da dopamina. Algumas das medicamentações antipsicósicas usadas nas condições como a esquizofrenia atuam como antagonistas da dopamina.
Secreção de Regulamento do prolactina
A Dopamina é o inibidor neuroendócrino principal da secreção do prolactina da glândula pituitaria anterior. A dopamina produzida pelos neurônios no núcleo arqueado do hipotálamo é liberada nos vasos sanguíneos do hipotálamo que levam à glândula pituitária. Isto atua nasglandulas que produzem a prolactina.
Funcionamento Social
Uma baixa concentração de dopamina D2 é encontrada nos povos com ansiedade social ou fobia social. Algumas características da esquizofrenia negativa (reclusão, apatia,inabilidades sociais) provavelmente são relacionadas a um baixo estado dopaminergico em determinadas áreas do cérebro.
Por outro lado aqueles com doença bipolar em estados maníacos tornam-se hipersocial, assim como hipersexual. Isto é creditado a um aumento na dopamina.
Níveis e psicose da Dopamina
A transmissão anormal altamente dopaminergico foi ligada à psicose e à esquizofrenia. Os antipsicóticos típicos e atípicos trabalham pela maior parte inibindo a dopamina a nível do receptor.
Processamento da Dor
A Dopamina tem um papel na dor que processa em níveis múltiplos do sistema nervoso central. Isto inclui a medula espinal, o cinza periaqueductal (PAG), o thalamus, os gânglios básicos, o córtice insular, e o córtice do cingulado. Os baixos níveis de dopamina são associados com os sintomas dolorosos que ocorrem freqüentemente na doença de Parkinson.
Fórmula da Dopamina: