Hoje trabalhando a família 5A ou 15 com a ajuda do chat open AI :
O elemento da família 5A da tabela periódica é o nitrogênio. Aqui estão algumas informações sobre o nitrogênio:
Elemento: Nitrogênio (N)
Configuração eletrônica: 1s2 2s2 2p3
Onde são encontrados: O nitrogênio é um gás muito comum na atmosfera terrestre, compreendendo cerca de 78% do ar que respiramos.
Onde são usados: O nitrogênio é amplamente utilizado na indústria para produção de amônia, fertilizantes, explosivos, entre outros.
Solubilidade em água: O nitrogênio é pouco solúvel em água.
Prejudicial à saúde: O nitrogênio em sua forma molecular (N2) não é prejudicial à saúde em condições normais, mas certas formas de compostos de nitrogênio podem ser tóxicos.
Porcentagem encontrada no Brasil: Cerca de 78% do ar é composto de nitrogênio, portanto, no Brasil podemos encontrar uma concentração semelhante desse elemento na atmosfera.
Fósforo (P):
Configuração eletrônica: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p³
Solubilidade em água: O fósforo branco é insolúvel em água, mas alguns de seus compostos podem ser solúveis.
Onde são encontrados: O fósforo é encontrado em minerais de fosfato, como a apatita, e também é encontrado em organismos vivos.
Onde são utilizados: O fósforo é amplamente utilizado na produção de fertilizantes, produtos químicos, ligas metálicas, entre outros.
Prejudicial à saúde: O fósforo branco é altamente tóxico e pode causar danos graves à saúde se ingerido ou inalado.
Solubilidade em água: O arsênio tem uma solubilidade variável em água, dependendo da forma química em que se encontra.
Onde são encontrados: O arsênio é encontrado em minerais de sulfeto, em alguns minerais de ferro e cobre, bem como em alguns depósitos de ouro.
Onde são utilizados: O arsênio é usado em alguns produtos químicos industriais, como pesticidas, herbicidas e ligas metálicas.
Prejudicial à saúde: O arsênio é altamente tóxico e pode causar sérios problemas de saúde, incluindo câncer e danos ao sistema nervoso.
Estima-se que 130 mg de arsênio são suficientes para serem fatais ao ser humano. Não à toa, foi um dos venenos mais usados na humanidade.
Contudo, o arsênio é bastante utilizado por conta de suas propriedades semicondutoras, estando presente em células solares e LEDs, e sendo muito útil para o ramo de telecomunicações. É um elemento que quimicamente se assemelha mais aos elementos mais pesados do grupo 15, como bismuto.
Solubilidade em água: O antimônio é pouco solúvel em água.
Onde são encontrados: O antimônio é encontrado em minerais de antimônio, como estibnita, e também em minerais de prata e chumbo.
Onde são utilizados: O antimônio é usado na fabricação de ligas metálicas, em retardadores de chama, em baterias e em medicamentos.
Prejudicial à saúde: O antimônio pode ser tóxico em altas doses e pode causar irritação gastrointestinal e problemas respiratórios.
Em sua forma metálica, o antimônio é prateado, escamoso e bastante quebradiço. Apesar de raro, possui um mineral que o tem como elemento principal, a estibina (ou estibinita), de fórmula Sb2S3.
Esse elemento é usado desde a Idade Antiga, quando egípcios e hindus utilizavam a estibina para fazer a maquiagem preta de seus olhos. Contudo, atualmente é mais empregado na confecção de baterias automotivas, em retardantes de chama e na indústria de semicondutores.
Solubilidade em água: O bismuto é praticamente insolúvel em água.
Onde são encontrados: O bismuto é encontrado principalmente como um subproduto da produção de chumbo, cobre, estanho, prata e ouro.
Onde são utilizados: O bismuto é usado em ligas metálicas, na indústria farmacêutica (como em medicamentos para problemas estomacais) e em pigmentos.
Prejudicial à saúde: O bismuto em pequenas quantidades não é considerado tóxico, mas em doses mais elevadas pode causar problemas de saúde, como irritação gastrointestinal.