TERRAS RARAS:
As terras raras ou metais de terras raras são, de acordo com a classificação da IUPAC, um grupo relativamente abundante de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem na tabela periódica dos elementos ao grupo dos lantanídeos (elementos com número atómico entre Z=57 e Z=71, isto é do lantânio ao lutécio), aos quais se juntam o escândio (Z=21) e o ítrio (Z=39), elementos que ocorrem nos mesmos minérios e apresentam propriedade físico-químicas semelhantes. As principais fontes económicas de terras raras são os minerais monazite, bastnasite, xenótimo e loparite e as argilas lateríticas que absorvem íons
.O grupo 3 (IIIB) da tabela periódica é primeiro grupo do bloco dos elementos de transição, onde se encontram:
- o escândio (21Sc);
- o ítrio (39Y);
- os lantanídios (57La – 71Lu) e
- os actinídios (89Ac – 103Lr).
Como são muitos elementos , vamos dividir para melhor entender.
Primeiro:
Escândio (Sc):
- Configuração eletrônica: [Ar] 3d¹⁰ 4s² 4p⁰
- Onde são encontrados: O escândio é encontrado em minerais de ocorrência rara, como a euxenita e a thortveitita. Também pode ser obtido como subproduto do processamento de minérios de tungstênio. Faz parte dos elementos chamados de “terras raras”.
- O escândio é mais abundante no Sol do que na crosta terrestre, e poucos são os minérios com alto teor de escândio.Sob condições padrão, o escândio é um metal branco prateado. É bastante macio e quase tão leve quanto o alumínio. Quando o escândio é exposto ao ar pela primeira vez, ele fica com uma cor ligeiramente rosa ou amarela. Em sua forma pura, o escândio reage com ácidos.No entanto, não reage com o oxigênio e é muito resistente à corrosão. Possui um ponto de fusão muito alto, o que o torna um bom substituto do alumínio em aplicações de alta temperatura.( clubedaquimica.com.br)
- Utilidades: O escândio é usado principalmente em ligas de alumínio para melhorar suas propriedades mecânicas, tornando-as mais resistentes e leves. Também é utilizado em lâmpadas de vapor de mercúrio e em dispositivos semicondutores.
Ítrio (Y):
- Configuração eletrônica: [Kr] 4d¹ 5s²
- Onde são encontrados: O ítrio é encontrado em minerais como a monazita e a xenotima, bem como em alguns minerais de zircônio e titânio. O ítrio é um metal pertencente ao conjunto de elementos denominados terras raras, aspecto prateado metálico com brilho, relativamente estável no ar, e quimicamente semelhante aos lantanídios. Lascas ou fragmentos do metal podem inflamar-se quando a temperatura é superior a 400 °C. Finamente dividido é muito instável em presença do ar. (Wikipédia)
- Utilidades: O ítrio é usado em ligas de metais de terras raras, em tubos de televisão de cor para produzir fósforos vermelhos e verdes, em lasers de estado sólido e como um componente em supercondutores.
Solubilidade em água:
Tanto o escândio quanto o ítrio são metais e não são solúveis em água nas condições padrão.
Perigos na utilização:
Ambos o escândio e o ítrio não são considerados altamente tóxicos, mas podem apresentar riscos se manuseados de forma inadequada. A inalação de poeira ou vapores de escândio ou ítrio pode causar irritação respiratória.
Principais empregos:
- Escândio: Principalmente em ligas de alumínio para aplicações aeronáuticas e na indústria automotiva. Também é usado em alguns dispositivos eletrônicos.
- Ítrio: Em tubos de televisão de cor, em lasers e em ligas de terras raras para diversas aplicações industriais.