ALÔ PESSOAL!!!
2016 chegou e mais informações para todos!
Novos elementos químicos
A tabela periódica ganhou quatro novos elementos.
A tabela periódica é que aquele quadro, que você decorou (ou tentou decorar) a duras penas durante seus anos de ensino médio, e que agrupa os elementos químicos segundo sua composição.
Alterações nessa organização são raras – a última mudança na tabela data de 2011.
Dessa vez, cientistas nos EUA, Rússia e Japão anunciaram a descoberta de quatro novos elementos químicos.
Eles ainda não foram batizados, e são identificados apenas pelos seus números: 113,115,117 e 118. Todos foram agrupados na sétima linha da tabela.
(fonte:http://epoca.globo.com)
Por enquanto, são conhecidos como unúntrio (Uut, ou elemento 113), unumpêntio (Uup, ou elemento 115), ununséptio (Uus, ou elemento 117) e ununóctio (Uuo, ou elemento 118).
Os pesquisadores que descobriram esses elementos sintéticos devem batizá-los nos próximos meses com um nome mitológico, de um mineral, um lugar ou país, uma propriedade ou inclusive de um cientista.
Em 2009, por exemplo, o elemento químico 112 foi batizado como Copernício, em homenagem ao astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), e com o símbolo Cn.
Os quatro novos elementos não são encontrados na natureza. Eles foram criados pelo homem. São altamente radioativos e só se mantêm estáveis por alguns segundos ou até mesmo por um mero milissegundo.
Essa característica dificulta seu estudo e, por isso, ainda não se sabe como podem ser usados na prática.(bbc.com)