ALÔ PESSOAL!!!
Será que quanto maior a quantidade de espuma, mais eficaz é a limpeza?
Ou não?
Afinal, a espuma limpa?
O que é espuma?????
Vamos por partes:
ESPUMA:
É um conjunto de bolhas de sabão. Essas bolhas são formadas quando se agita uma solução de água com sabão ou detergente. Nessa agitação é incorporado ar nessa mistura de água e sabão. Esse ar fica aprisionado, gerando as bolhas que todas juntas, com água no meio, formam a espuma.
Mas e a espuma do mar? Tem detergente?
A espuma do mar é diferente: é formada pelo fato de conter uma grande quantidade de compostos orgânicos dissolvidos na água — resultado dos processos bioquímicos, como a respiração, a fermentação ou a fotossíntese, realizados pelos seres vivos marinhos. O fato da água do mar ser bastante agitada pelas ondas contribui para formar a espuma.
E a espuma produzida é sempre branca, independente da cor do sabão.
Isso porque a cor da espuma depende da composição do sabão, que tem cor branca, e não dos corantes adicionados para dar cor.
Existe diferença na espuma do sabão e na espuma do detergente?
Sim, grande diferença!
Os detergentes incluem os sabões, sabonetes, detergentes sintéticos, cremes dentais, xampus, dentre outros compostos. Todos esses produtos são denominados detergentes porque todos possuem ação detergente, limpam. Desse modo, os sabões são um subgrupo dos detergentes; sendo que todo sabão é um detergente, porém nem todo detergente é um sabão.
No caso do sabão, quando a espuma é produzida, significa que o sabão está limpando. Isso porque existem as águas duras, que são aquelas que tem cálcio, ferro, magnésio. Essas águas impedem a ação do sabão na retirada da gordura, e esse sabão não produz espuma.
https://pt.depositphotos.com/24685813/stock-photo-soap-foam-and-bubbles-background.html |
espuma do rio Tietê, em Salto |
fonte:http://brasilescola.uol.com.br