SAIS DE SULFATOS

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!! BOM SÁBADO A TODOS!

Como não poderia deixar de ser aqui estou para falar dos sulfatos. mas antes voce precisa saber que o sulfato não “nasce” em árvores, nem é encontrado no supermercado…Na natureza o enxofre surge de duas formas, no estado livre e no estado combinado (sulfetos: galena: PbS; cinábrio: HgS; pirita: FeS2; sulfatos: gipsita: CaSO4. 2 H2O; barita: BaSO4).

S= enxofre ( veja a imagem amarela de enxofre em uma região vulcanica fonte :www.colegioweb.com.br )
Agora vamos para as dicas legais: todo sulfato é solúvel, como os nitratos?NANANINANÃO!

A maioria dos sulfatos são solúveis, ou seja não precipitam , são misturas homogeneas!

Exceções? Claro: já viu alguma regra sem exceção?

Leia e grave no seu cérebro: SULFATOS DE FAMÍLIA 2A SÃO INSOLÚVEIS!Ou seja, não se misturam, formam misturas heterogeneas ! Precipitam…precipitam…

Exemplos insolúveis:

sulfato de cálcio : Ca SO4 —> é o giz que voce conhece ou o gesso quando hidratado 🙁 2CaSO4 .H2O)
sulfato de bário : BaSO4 –> usado em radiografias com contraste .
sulfato de magnésio : MgSO4 –> é aquele líquido branco vendido como “leite de magnésia”!
Ah! e como enxofre “vira” sulfato?
Enxofre é uma substância amarela encontrada no solo, que queima com facilidade. Ele entra na produção de ácido sulfúrico, uma substância muito utilizada para fertilizantes, corantes e explosivos(pólvora, palitos de fósforo…). O enxofre é encontrado nas rochas sedimentares, (formadas por depósitos que se acumularam pela ação da natureza) nas rochas vulcânicas, no carvão , no gás natural etc…
O enxofre é essencial para a vida, faz parte de moléculas de proteina, vitais para o nosso corpo. Cerca de 140g de enxofre estão presentes no ser humano. A natureza recicla enxofre sempre que um animal ou planta morre. Quando apodrecem, as substâncias chamadas de “sulfatos”, combinados com a água são absorvidos pelas raízes das plantas. Os animais o obtêm comendo vegetais ou comendo outros animais. (fonte:www.portalsaofrancisco.com.br)
VAI DIZER QUE NÃO CURTIU UM SULFATINHO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *