ALÔ PESSOAL!
Measurement of Autogenous Pressure and Dissociated Species during the Thermolysis of Mesitylene for the Synthesis of Monodispersed, Pure, Paramagnetic Carbon Particles
Vilas G. Pol e P. Thiyagarajan
nd. Eng. Chem. Res., 2009, 48 (3), pp 1484–1489
DOI: 10.1021/ie8014928
E aí está ele, o vírus mosaico do tabaco!(papodeestudante.com)
Por terem tantos aminoácidos para serem contados é que o nome fica gigantesco! E olha que não é o maior deles.
os aminoácidos se agrupam assim, devido à localização do carbono na tabela periódica e sua necessidade de preencher seu nível mais energético com 4 elétrons, uma vez que tem quatro.
Cada aminoácido tem 2 átomos de oxigênio em uma ponta, um de nitrogênio na outra e um tronco com 2 carbonos no meio.E o carbono não é nada exigente para formar ligações e se junta com quase qualquer coisa!
Essa “promiscuidade do carbono” é sua grande virtude, porque ele precisa formar ligações com outros átomos em todas as direções possíveis, compartilhando até 4 átomos de uma só vez.Isso permite a construção de cadeias complexas e teias tridimensionais de moléculas.
Toda a vida está baseada no carbono e na incrível capacidade de formar cadeias.Por isso se procura por traços de carbono em outros planetas ( o carbono tem um primo químico- alternativa de busca de vida em outras galáxias- o elemento silício)
E essa propriedade está sendo explorada para outros fins, como os nanotubos:
Ah! E existe uma molécula de nome ainda maior, com 189.819 letras, conhecida como “titina”
CARBONO ASSIM VOCE NUNCA VIU!!!!!!!!!!!!
fonte: “A colher que desaparece” de Sam Kean.
imagens:erahightech.blogspot.com