FUNDAMENTOS DA QUÍMICA – AULA 6 – SEMELHANÇAS ATÔMICAS

 Mais uma aula só de exercícios resolvidos para você que vai enfrentar provas e vestibulares.
Com certeza, quem não tem base, não resolve o mais complicado.
Primeiro vamos às definições, depois aos problemas:

ISÓTOPOS= 2 OU MAIS ÁTOMOS QUE TEM O MESMO NÚMERO ATÔMICO OU NÚMERO DE PRÓTONS.
ISÓBAROS = 2 OU MAIS ÁTOMOS QUE TEM MESMO NÚMERO  MASSA ( SOMA DE PRÓTONS E NÊUTRONS) .
ISÓTONOS = 2 OU MAIS  ÁTOMOS QUE TEM O MESMO NÚMERO DE NÊUTRONS ( QUE VOCÊ ACHA ATRAVÉS DE MASSA – NÚMERO ATÔMICO )

PROBLEMAS:

1) O átomo “X” é isótono do átomo 55Mn25 e isoeletrônico do íon60 Ni 282+. Com base nisso, indique o número de massa do átomo “X”:

*    Isoeletrônicos significa que possuem o mesmo número de elétrons !

X é isótono de Mn então tem o mesmo número de nêutrons    : 55-25= 30

X é isoeletrônico do íon Ni +2, o que significa que tem 26 elétrons ( lembra que perdeu 2 elétrons)

X é um átomo, então número 26 também é seu número atômico.

Logo o número de massa será a soma de prótons e nêutrons= 30 + 26 = 56 !!

2)  X é isótopo de 41Ca20 e isótono de 4119 . Portanto, o seu número de massa é igual a:

X    é isótopo de Ca então o número atômico de X = 20

X     é isótono de K , então ele tem 41- 19 nêutrons = 22

X     tem número de massa igual a prótons + nêutrons  20 + 22 = 42

3) Determine o número atômico e o número de massa dos átomos A e B, que são isóbaros e apresentam a seguinte representação:

10+x  A 5x                   11+x  B  4x+8

aqui você tem uma equação matemática que vai ter que resolver primeiro:

COMO OS ÁTOMOS SÃO ISÓBAROS 5X = 4X + 8   E VOCÊ VAI DETERMINAR O VALOR DE X.

Depois de fazer isso, vai substituir o x nas equações acima e descobrir os números atômicos e os números de massa dos átomos A e B .

Na equação dada 5x= 4x+ 8 ==> o valor de x = 8

Substituindo no átomo A : 5.8= 40 ( número de massa de A )

10 + 8 = 18 – número atômico de A

Substituindo no átomo B: 4.8 +8 = 40 ( número de massa de B )

11 + 8 = 19 – número atômico de B

Representando:

40 A 18               40 B 19 

4) Com relação aos átomos abaixo:

21X50           22Y50           21R49

Podemos afirmar que:

  1. a) Y e R são isótopos.
  2. b) X e R são isóbaros.
  3. c) X e R são isótonos.
  4. d) X e R possuem o mesmo número de elétrons.
  5. e) X e Y deveriam estar representados pelo mesmo símbolo químico.

Letra d). Os átomos X e R apresentam o mesmo número de elétrons (21).

5) (IFSP) Considere a tabela a seguir, que fornece características de cinco átomos (I, II, III, IV e V).

São isótopos entre si os átomos:

  1. a) I e I I.
  2. b) I I. e III.
  3. c) I, I I. e III.
  4. d) III e IV.
  5. e) IV e V.

Letra a). Para serem isótopos, os átomos devem apresentar o mesmo número atômico ou o mesmo número de prótons, o que ocorre com os átomos I e II.

6) -(UCS) No organismo humano, alguns dos elementos químicos existem na forma de íons. Esses íons desempenham um papel fundamental em vários processos vitais, participando de reações químicas. Os íons 11Na12Mg2+, por exemplo, estão, respectivamente, envolvidos no equilíbrio eletrolítico e no funcionamento dos nervos. Em relação aos íons 23Na+ e 24Mg2+, é correto afirmar que são

  1. a) isótopos e isoeletrônicos.
  2. b) isoeletrônicos e isótonos.
  3. c) isótonos e isóbaros.
  4. d) isóbaros e isótopos.
  5. e) isoeletrônicos e isóbaros.

Letra b). O exercício fornece as seguintes informações sobre os cátions Na+ e Mg+2:

Para o Na+:

– Número atômico = 11

– Número de prótons = 11

– Número de elétrons = 10 (ele perde um elétron – carga +)

– Número de massa = 23

– Número de nêutrons = 12 (resultado da subtração da massa (23) pelo número atômico (11))

Para o Mg+2:

– Número atômico = 12

– Número de prótons = 12

– Número de elétrons = 10 (ele perde dois elétrons – carga +2)

– Número de massa = 24

– Número de nêutrons = 12 (resultado da subtração da massa (24) pelo número atômico (12))

Como os cátions apresentam o mesmo número de elétrons e o mesmo número de nêutrons, são classificados, respectivamente, em isoeletrônicos e isótonos.

RESUMO:

Colégio Mendel Vilas
Colégio Mendel Vilas

Pesquisa: https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-quimica/

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